Menos é muito para quem tem pele oleosa. Evitar cremes e investir em produtos sem óleo é o melhor para você evitar poros dilatados, pele brilhante e principalmente cravos e espinhas.
De acordo com a dermatologista Denise Steiner, a oleosidade da pele é causada pela produção excessiva de sebo pelas glândulas sebáceas e atinge entre 80% e 90% das mulheres jovens.A herança genética é o principal motivo para que sua pele seja oleosa. “Porém, outros fatores também contribuem: alterações hormonais, excesso de sol, variações climáticas, stress e alimentação inadequada podem influenciar no aumento da atividade das glândulas sebáceas”, afirma a dermatologista. Veja o que você deve fazer no dia-a-dia.
Limpeza
Procure não lavar o rosto mais que duas vezes ao dia, e sempre com água fria, para não estimular a produção de sebo. “É importante usar sempre sabonetes neutros ou formulados especialmente para sua pele, com bactericista e anti-sépticos”, aconselha a dermatologista Denise.
Tonificação
Segundo Denise, usar produtos adstringentes, sem álcool na fórmula, para fechar os poros e equilibrar o pH, acalma e refresca a pele.
Hidratação
Procure usar produtos em gel, fluido, loção ou sérum, sem óleo em sua formulação. “Produtos com ácidos na formulação podem ser indicados por um dermatologista para ajudar a controlar a oleosidade”, diz.
Proteção
Alguns hidratantes possuem filtros anti Uva-B em sua composição, que ajudam a retardar o envelhecimento, além de proteger contra os danos causados pelo sol. “Caso seu hidratante não tenha filtro solar, é importante utilizar um protetor em forma de gel”, aconselha a Denise.
Maquiagem
Para a dermatologista, pós-faciais e compactos ressecam a pele e obstruem os poros. Evite. “Bases densas podem obstruir os poros, acentuando a oleosidade e causando até acne”, afirma.
Fonte: Vila Batom - Terra